14 novembro 2016

Dia Mundial da Diabetes


Hoje assinala-se o dia mundial da Diabetes, uma doença que pode ter uma causa hereditária, ou derivar não só devido ao aumento da esperança média de vida como de certos hábitos alimentares e estilo de vida mais sedentário. Em Portugal, estima-se que existam cerca de 1 milhão de pessoas com esta condição, em que muitos ainda estão por diagnosticar, o que é uma grande preocupação pois cada vez mais surge em idades mais precoces.

Devido às co-morbilidades associadas, como retinopatias, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras, esta doença tem um impacto socioeconómico enorme para o sistema nacional de saúde.
Embora hoje em dia os avanços na medicina permitam um controlo eficaz, continua a falhar a prevenção. 

Vivemos num mundo em que as pessoas só se preocupam quando surge a condição e preferem investir os seus recursos na cura em vez de na prevenção. Sendo uma doença crónica que na maioria das vezes tem origem em más práticas alimentares, será sempre uma questão de educação, porque seja em modo de prevenção, seja já diabético a alimentação, mais cedo ou mais tarde, terá sempre de ser levada em conta, por isso como diz o velho ditado mais vale prevenir que remediar!  


Como seria bom se um dia esta data deixasse de ser assinalada por esta razão.
Love Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário